quarta-feira, 6 de abril de 2011

Isso é que é declaração de amor '-'

Estava eu muito contente lendo um dos melhores livros que já li até hoje, "O morro dos ventos uivantes" de Emily Bronte. ( Se você gosta do "Conde de monte Cristo" vai gostar. leia, vale a pena ;D) e bem... resumindo tem uma mulher que se apaixonou por um cara e eles se casam. ( essa não é a história principal ) e na lua de mel, ele faz um comentário romântico sobre a esposa com uma empregada. é de derreter o coração '-' 

"Abandonou tudo para ir atrás de uma ilusão -- respondeu
ele. Fez de mim um herói romanesco, esperando condescendência
ilimitada da minha devoção e cavalheirismo. Não consigo
imaginá-la como uma criatura racional, já que tão
obstinadamente se agarrou a uma ideia fantasiosa do meu
caracter, agindo de acordo com as falsas imagens em que
acreditava. Mas penso que começa finalmente a conhecer-me. Já
não lhe vislumbro os sorrisos idiotas e os trejeitos que, a
princípio, tanto me irritavam; nem a sua insensata
incapacidade para discernir sinceridade nas minhas palavras,
quando lhe dava a minha opinião sobre ela própria e a sua
paixão doentia. Foi-lhe necessário um rasgo de perspicácia
para descobrir que eu não a amava. A dada altura, cheguei a
acreditar que nada a faria entender isso; mesmo assim,
aprendeu mal a lição, pois esta manhã informou-me, num rasgo
de inteligência que, finalmente, eu tinha conseguido que ela
me odiasse! Um verdadeiro trabalho de Hércules, podes crer! Se
conseguir isso, tenho de lhe agradecer. Posso confiar em ti,
Isabella? Tens a certeza de que me odeias? Se eu te deixasse
sozinha por meio dia, não voltarias para mim com suspiros e
lamentos? Bem sei que ela preferia que eu me mostrasse
afectuoso à tua frente; fere-lhe o orgulho ver a verdade assim
exposta. Mas eu não me importo que se saiba que a paixão não é
recíproca, e nunca lhe ocultei a verdade. Ela não pode
acusar-me de simular uma falsa gentileza, pois a primeira
coisa que me viu fazer, quando me vim embora da Granja, foi
enforcar a sua cadelinha; e, quando me suplicou que não o
fizesse, as primeiras palavras que proferi foram que desejava
poder enforcar todos os membros da sua família, excepto um:
possivelmente, pensou que era ela a :, excepção. Todavia,
nenhuma brutalidade a impressionou. Suponho que possui uma
admiração inata pela brutalidade, desde que ela própria se
sinta em segurança! Não é o cúmulo do absurdo e da estupidez
que esta criatura servil e mesquinha pudesse pensar que eu a
amava? Nelly, diz ao teu patrão que eu nunca, em toda a minha
vida, conheci uma pessoa tão abjecta quanto ela: é a vergonha
do bom nome da família Linton; e que, às vezes, só por pura
falta de imaginação, me abstenho de continuar as minhas
experiências para ver até que ponto ela é capaz de suportar
humilhações e, não obstante, voltar para mim a rastejar com o
rabinho entre as pernas. Diz-lhe também que aquiete o seu
coração de irmão e de magistrado, pois eu manter-me-ei dentro
dos limites da lei. Até ao momento, tenho evitado dar-lhe
qualquer pretexto para ela poder requerer a separação, e, além
disso, ela não agradeceria a ninguém que viesse separar-nos.
Se ela quiser partir é livre de o fazer. O incómodo da sua
presença é bem maior que o prazer de a poder atormentar!"



Gamei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário